quarta-feira, 14 de julho de 2010

Balanço Final da Copa do Mundo - África do Sul 2010 - Parte 1

Olá Amigos.
A Copa se encerrou no último domingo e agora é o momento ideal de analisar os meus pitacos sobre o Mundial. Então, irei verificar os acertos e os erros de todos os grupos e fases do mata-mata.


Grupo A

Palpite: Barbada.
França em 1º e Uruguai em 2º

Real:
Uruguai em 1º e México em 2º

Problemas de Relacionamento com o Treinador Domenech, atrapalharam e muito o desempenho dos Bleus na Copa. Nenhum jogador se salvou do vexame e com atuações pífias, amargaram a lanterna do grupo.

O Uruguai trouxe de volta a magia da camisa celeste. Com muita garra e variação tática de acordo com o adversário, sem dificuldades passeou no grupo. Além dos destaques citados anteriormente, os volantes Pérez e Arevallo mostraram a garra peculiar dos cisplatinos.

Parreira conseguiu a primeira vitória dele em copas do mundo sem comandar o Brasil. Pouco para os milhares de torcedores que empurraram os Bafana-Bafana. Pienaar parecia que comia uma feijuca antes de entrar em campo. Modise e Mphela erraram gols que minha finada vovó faria. Como destaque apenas Tshabalala que corria, armava e defendia para todo o time. Valeu a vitória em cima da França, se bem que o meu time da várzea também ganharia.

O México apostou na juventude e no toque de bola. Mas rendeu-se aos veteranos Bautista, Guile Franco e Blanco e salvo a vitória sobre a França ( sempre ela para ajudar ), teria uma passagem discreta nesta edição. Se pudesse Javier Aguirre convocaria Garcia Aspe, Luis Garcia, Hermosillo e Hugo Sanches, mas devem estar de bengalas atualmente. Graças a goleada uruguaia sobre o time da casa, classificou-se no Saldo de Gols.






Grupo B

Palpite: Viva ao Futebol Feio – Grécia passa.
Argentina em 1º e Grécia em 2º

Real:
Argentina em 1º e Coréia em 2º

Com um futebol envolvente, posse de bola massacrante, ataque eficiente e uma defesa de dar medo, a Argentina se credenciou ao Tri. Com direito a 4 gols de Higuain, gol de Palermo, peixinho de Maradona e diversas lambanças de Jonas e Demichelis, em momento algum foi ameaçada. 3 vitórias e 100 % de aproveitamento.

Minha seleção preferida do grupo sucumbiu. A Grécia entrou com medo contra a Coréia, perdeu o jogo e a chance de classificação. Valeu a vitória contra a Nigéria com gol de Salpingidis, o primeiro marcado em mundiais ( Claro que ele usa a camisa 14 ). Fim da Era Rehhagel.

A Nigéria ... Bem, a Nigéria tentou, tentou e tentou ... Perdeu 2 jogos e empatou com a Coréia, porém teve oportunidade de vencê-los. Inúmeros gols perdidos.O Técnico sueco Lagerback sentiu saudades de Ibrahimovic e Larson. Destaque para o goleiro Enyeama que praticou belas defesas, mas engoliu um frangaço contra a Grécia.

O futebol correria dos coreanos deu resultado, já que visavam a classificação. Porém não mostrou nada de diferente além de lampejos dos dois Parks. Pouco pra quem gostaria de alcançar voôs mais altos. Se Yakubu fizesse um gol nos minutos finais contra a Nigéria, ficaria na 1ª fase.




Grupo C

Palpite: Outra Baba
Inglaterra em 1º e Estados Unidos em 2º

Real:
Estados Unidos em 1º e Inglaterra em 2º

Alguém sabe onde o Rooney, o Lampard e até o melhor jogador do mundo na minha opinião (Gerrard ) se meteram ? E o papa- títulos Capello ? Não sabe mais comandar uma equipe ? Quando a Premier League vai revelar um goleiro de qualiade ? Green nunca amadurece ( Piadinha do Zorra Total ..kkk ), James com quase 40 anos e nunca colocam o Hart pra jogar. Aloisio, Jardel, Souza, Val Baiano e Finazzi seriam titulares, já que Heskey nem ao menos conseguia dominar a bola. Mas como a camisa pesa, venceu a Eslovênia na última rodada e mesmo após o desejo de não se classificar ( Só podia ser isso, pois o futebolzinho foi abaixo da média ), alcançaram a segunda posição do grupo.

Os EUA arrancaram dois empates na marra e uma vitória no último minuto contra a Argélia e conseguiram o primeiro lugar do grupo. De coadjuvantes seriam os protagonistas da próxima fase. Destaque como sempre para Donovan e Dempsey.

A Argélia deveria ter deixado sua vaga para o Egito. Com exceção de Ziani ( que é a cara de Souza do Grêmio ) o time é medíocre. O Goleiro Chaouchi engoliu um frango monumental contra a Eslovênia. Com 3 derrotas foi fazer um safari na África do Sul.

A Eslovênia quase surpreende, mas a fragilidade do seu ataque, deixou um gostinho de que poderia ter ido além. Abriram 2 a 0 contra os Americanos, porém deixaram o empatar. Muito bom para quem disputa apenas o segundo mundial.





Grupo D

Palpite: Grupo da Morte
Sérvia em 1º e Gana em 2º

Real :
Alemanha em 1º e Gana em 2º

Joachim Low o técnico galã ( mas adora tirar uma catotinha do nariz ), apostou na base da equipe que se sagrou campeã européia sub 21 na Suécia ano passado. Ozil, Khedira,Neuer, Boateng, Aogo e Mueller. Faltaram Castro, Sandro Wagner e Sukuta Passú para montar o meio e ataque campeão. Em 2014 eles vão dar trabalho. Porém Schweinsteinger e Klose ( que voltou a velha forma ) ajudaram a equipe a chegar em 1º no grupo e a ter a condição de favorita.

Gana, assim como na Copa Africana realizada no começo do ano, praticou um futebol burocrático, pragmático e conseguiu a classificação graças a uma "mãozinha " de Kuzmanovic que fez um pênalti infantil, decretando o placar de 1 a 0 na estréia sobre a Sérvia. Destaque para Ayew e Asamoah Gyan.

Os Socceroos, voltaram para a Oceania com uma vitória na bagagem. Fim da geração de Schwarzer, Kewell e Cahiil.

A Sérvia deixou escapar a classificação entre as mãos literalmente. Perderam para Gana depois de uma infantilidade, que foi repetida por Vidic contra a Alemanha. Por sorte o penalti foi defendido pelo goleiro Stojkovic. Jovanovic marcou o primeiro gol sérvio em copas ( Outro camisa 14 ) na vitória contra a Alemanha. Porém perderam para a frágil Austrália e seguraram a lanterna.




Grupo E

Palpite: Acho que agora a Laranja não vai virar Suco
Holanda 1º e Dinamarca em 2º

Real:
Holanda em 1º e Japão em 2º

... Apenas repito as palavras... A Holanda assim como comentei num post anterior, chega pra levar essa copa. Excelente ataque e defesa confiável. 3 Vitórias.

O Japão jogou para não perder e na dúvida não exitava em procurar Honda, seu único jogador talentoso. O Brasileiro Túlio Tanaka, depois de quebrar Drogba antes da copa, tornou-se um novo ídolo para mim. Segundo Lugar honroso para os nipônicos.

A Dinamarca veio com uma bela defesa. Repleta de Loiros de Olhos Azuis ...Mas parecia uma mãe. Entregou o ouro em todos os jogos e assim não havia ataque que resolvesse. A Dinamáquina sucumbiu frente a adversários sem tradição.

Porque Eto'o não é Brasileiro ? Jogou sozinho. Paul Le Guen não tem competência nem para dirigir carrinho de bate-bate. Resultado ? 3 Deerotas e passaporte carimbado para Yaoundé. Camarões nunca mais foi o mesmo.





Grupo F

Palpite: Olha Outra Zebra
Eslováquia em 1º e Paraguai em 2º

Real:
Paraguai em 1º e Esolváquia em 2º

A Itália, pelo menos para mim, sempre foi extremamente dependente de Totti, Del Piero e Pirlo. Sem os 3 era um time com uma boa defesa, mas sem poder de fogo. Isso ficou comprovado. Com 2 empates não merecia mais do que a lanterna do grupo. Medíocre para a Tetra Campeã do Mundo.

O País do Rugby agora é o país do futebol. Atuando no velho estilo inglês, como bolas alçadas na área e sempre procurando o contato, os All Whites, foram a única seleção invicta na copa com 3 empates. Muito bom para quem se contentava em apenas fazer parte da festa.

A Eslováquia sofreu um empate no útimo minuto contra a Nova Zelândia, porém mesmo após a derrota contra o Paraguai, buscou uma heróica vitória contra a Itália e se classificou. Para quem não conhecia Vittek, Sestak,Veiss, Skrtel e Hamsik passou a admirar o futebol bem jogado e com raça.

O Paraguai é sempre o mesmo. Futebol, feio, sem graça, de muita marcação e de resultados ( meu estilo preferido ), se classificou em 1º do grupo e finalmente poderia realizar o sonho de chegar as 4ªs de finais.




Grupo G

Palpite: De Volta pra Terrinha mais cedo
Brasil em 1º e Costa do Marfim em 2º

Real:
Brasil em 1º e Portugal em 2º

Perder de pouco para o Brasil e golear a Coréia do Norte. Esse era o lema de Portugal e Costa do Marfim. Com este intiuto, empataram sem gols num jogo onde os africanos dominaram mas pararam no excelente goleiro Eduardo que não sofreu tentos na 1ª fase.

Portugal goleou a Coréia, enquanto os elefantes perderam o rumo e a cabeça contra o Brasil. Na última rodada bastava apenas um empate para os irmãos lusofônicos se classifcarem e num jogo de muitas faltas foi o que aconteceu. Quase que Felipe Melo é expulso infantilmente assim como previ anteriormente.

Nenhuma das seleções esbanjou bom futebol, dando a impressão que poderiam ser mais efetivas. A Coréia não mostrou a que veio, porém o choro de Tae-se, o Rooney Asiático, ao ouvir o hino nacional de seu país comoveu o mundo.




Grupo H

Palpite: Saudade de Marcos Senna
Chile 1º e Suíça em 2º

Real :
Espanha em 1º e Chile em 2º

Aposta arriscada que quase se concretiza após a vitória da Suiça frente a Espanha na 1ª rodada. Porém o time suiço só sabe jogar no contra-ataque e quando precisava tomar a atitude, sucumbiu e ficou fora do mata-mata. Destaque para o goleiro Benaglio que bateu o recorde de Walter Zenga ( Itália 1990 ) e tornou-se o goleiro que ficou mais tempo sem sofrer gols em um mundial ( 722 minutos ).

O Chile mostrou um belo futebol e já entrou praticamente classificado contra a Espanha e resumiu-se a administrar a derrota e a iminente classificação.

Honduras ... Porque a FIFA ainda insiste em Mundiais com 32 equipes ? Destaque para a defesa do Goleiro Valladares contra o Chile na 1ª rodada.

A Espanha com seu futebol vistoso e de toques envolventes, se recuperou e venceu Honduras e Espanha, alcançando o 1º lugar e seguindo ao mata-mata como favorita ao seu 1º título. Destaque para Villa que rumava para ser o artilheiro do Certame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário