quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pitacos da Copa


Sempre dei meus palpites em relação aos futuros campeões dos torneios e a novos jogadores que estão surgindo.
Então nada mais justo do que emitir um opnião sobre a Copa do Mundo.

Irei analisar por grupos e dizendo os futuros adversários no Mata-Mata.

Grupo A

África do Sul
Uruguai
França
México


Barbada.
França em 1º e Uruguai em 2º.

A África do Sul com os limitadíssimos McCarthy e Pienaar se conseguirem um empate será ótimo. E com o Pé de Uva no comando, fica mais difícil.
O México ainda depende de Blanco ( aquele mesmo da Copa de 94 ) e dos meia bocas Vela e Giovanni dos Santos que foram campeões mundiais sub 17 em 2005, porém ainda não mostraram a que vieram no profissional.
O Uruguai vem com a melhor geração desde 90 ( Francescoli, Rubem Sosa, Ruben Paz ) e coincidentemente o técnico é o mesmo – Oscar Tabarez . Forlan, Suarez, Lodeiro e Lugano, vem de grandes temporadas e podem fazer a diferença.
A França mesmo em baixa e com as manias do técnico Raymond Domenech ( Escala os jogadores de acordo com o Horóscopo ), caiu nesta baba de grupo e passa facilmente a segunda fase. Gourcuff e Ribéry vem com gana para mostrar que não são simples coadjuvantes.


Grupo B

Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia

Viva ao Futebol Feio – Grécia passa.
Argentina em 1º e Grécia em 2º

Argentina vem com tudo nesta copa, porém minha previsão é de que ganhem em 2014 aqui no Brasil. Mas como Di Maria, Tevez, Milito e Higuain inspirados será um dos times que fará bonito. Messi é incógnita pois a camisa que já foi de Kempes e Maradona ainda pesa.
O que dizer de um time que tem 3 Obinnas ? Pois é ... Não irá longe. Essa é a Nigéria que depende de jogadores medianos como Oba-Oba Martins e Obi ( de Obinna ) Mikel.
A Coréia do Sul vem com um time rápido, envolvente, porém não trará os juízes da Copa de 2002. Fica na primeira fase.
Minha primeira polêmica fica com a Grécia. Seleção de Futebol Pobre, Defensivo, Sem inspiração, mas que levou a Euro 2004. O Técnico Otto Rehhagel vai repetir a fórmula vencedora. Todos marcando e sem vergonha de bater e dar chutão. Sandro Goiano e Cocito deveriam ser gregos. Grécia se classifica ganhando da Coréia e da Nigéria de 1 a 0 em jogadas de bolas aéreas.


Grupo C

Inglaterra
Estados Unidos
Eslovênia
Argélia

Outra Baba
Inglaterra em 1º e Estados Unidos em 2º

A Inglaterra vem forte como nunca e como sempre não vai passar das Quartas de Finais. Tem ótimos zagueiros e volantes, porém falta um Camisa 9 ( Olha a chance perdida do André Lima ) e um bom Goleiro, mas é o suficiente pra passar de fase. Fica a torcida para o craque Rooney chegar inteiro.
Os Estados Unidos é a aquela seleção chata, que não desiste nunca e com o bom retrospecto da Copa da Confederações chega forte na Copa. Donovan e Dempsey, jogadores do futebol Inglês vivem bom momento.
O que dizer de um time onde o destaque é o goleiro ? Essa é a Eslovênia que tem como estrela o Goleiro Handanovic que joga na Udinese. Assim como em 2002 ( Saudoso Zahovic ) perderá os 3 jogos.
A Argélia com Ghezzal ( Siena ) e o Goleiro Chaouchi chegam no Mundial podendo surpreender, mas não conseguirá vencer os americanos na última rodada que poderá valer a classificação. Se bem que eles se classificaram para a Copa com um gol aos 49 do segundo tempo na casa do adversário ... Mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.


Grupo D

Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana

Grupo da Morte
Sérvia em 1º e Gana em 2º

A Alemanha com toda sua tradição amargará a eliminação na primeira fase. Sem Ballack perde a referência e depende dos lampejos de Scweinsteiger e dos gols de Cacau. Muito pouco. Ganha só da Austrália.
A Austrália ainda depende dos mesmos de sempre. Cahill e Kewell sabem somente cruzar a bola na área. Schwarzer é um bom goleiro mas vai cansar de buscar bolas na rede.
Olha a surpresa ... Sérvia .. Com os Excelentes Stankovic ( Inter de Milão ) e Zigic ( Valencia ) e com a Liderança de Vidic chega para dar trabalho. No Banco o sumido Radomir Antic multicampeão na Espanha comandará a seleção vermelha.
Gana é a seleção com melhor aplicação tática da África. Marcam com 9 jogadores atrás da linha da bola e somente Asamoah Gyan na frente. Essien ( se conseguir jogar após 6 meses ) Muntari ( esse é outro ídolo meu – Bate até na sombra ) e Appiah darão o toque de experiência. Sem falar em Ayew ( filho de Abedi Pelé ) e Adiyiah campeões mundiais sub 20 sobre o Brasil.


Grupo E

Holanda
Dinamarca
Camarões
Japão

Acho que agora a Laranja não vai virar Suco
Holanda 1º e Dinamarca em 2º

A Holanda assim como comentei num post anterior, chega pra levar essa copa. Excelente ataque e defesa confiável.
Pra quem gosta de Futebol aéreo, vai gostar da Dinamarca. Jorgense, Rommedahl e Poulsen não pensarão duas vezes em chutar a bola para os grandalhões Tomasson e Bendtner. Mas para manter a tradição, passarão de fase.
Camarões tem Eto’o e mais ninguém. Os destaques jogam na defesa. Geremi, os Songs e Assou Ekoto, formam uma boa zaga, mas não há articulação. Geremi está em final de carreira e não será desta vez que os Leões irão rugir.
O Japão já fez a parte dele em ir ao Mundial. Time fraco e com exceção de Honda ( CSKA ) tem jogadores fracos.


Grupo F

Itália
Paraguai
Eslováquia
Nova Zelândia


Olha Outra Zebra
Eslováquia em 1º e Paraguai em 2º

A Itália mesmo com Marcelo Lippi novamente no comando, tem um time medíocre, sem armação e com péssimos atacantes. Saudades de Inzaghi. Empatará em 0 a 0 com o Paraguai no Pior jogo do Mundial.
Sem Cabañas, mas com Santa Cruz, Cardoso e Valdéz, o Paraguai pode chegar ao sonho das quartas. O jogo contra a Itália irá decidir o segundo colocado. Mas conforme dito, será 0 a 0 .
Hamsik, Sestak e Skrtel. Se você ainda não conhece prepare-se para uma seleção que encherá os olhos na Copa. Hamsik é o Cérebro do Napoli e Skrtel o Zagueirão do Liverpool, Sestak é o destaque no pequeno Bochum da Alemanha. Primeiro lugar fácil neste grupo.
E a Nova Zelândia ? Vai para dançar o Haka e perder de pouco. Time ridículo. Perde todas de goleada e pode decidir algum classificado pelo saldo de gols.


Grupo G

Brasil
Portugal
Costa do Marfim
Coréia do Norte


De Volta pra Terrinha mais cedo
Brasil 1º e Costa do Marfim 2º

Brasil vem do jeito que eu gosto pra Copa. Futebol Feio, Burocrático, Repleto de Volantes e como conseqüência de tudo isso, será campeão. Assim como Dunga sempre achei que se fossemos iguais na raça, a técnica se sobressairia. A hora de mostrar é agora. Viva o Futebol sem graça e sofrido.
Portugal sofreu pra se classificar e com exceção de Ronaldo, conta com jogadores medianos e com muito Marketing. Nani, Simão jogariam no seu time como titulares ?
E Liedson que seria a 29ª opção pro ataque Do Brasil ? Perde para os Elefantes e só ganham da Coréia.
Coréia do Norte nem deveria ter vindo. Você conhece algum jogador Norte- Coreano ?
Figurante.
Costa do Marfim vai dar trabalho e nas minhas previsões chega nas semi. Mordidos pela eliminação precoce na Copa Africana, os Elefantes agora sob o comando de Sven Goran Eriksson se credenciam a ser uma grata surpresa no Mundial.


Grupo H

Espanha
Chile
Suíça
Honduras


Saudade de Marcos Senna
Chile 1º e Suíça em 2º

Assim como o Corinthians na Libertdores, a Espanha tem trauma de Copa. O Termômetro do Time ao lado de Iniesta e Xavi, Marcos Senna foi preterido por Busquets e fará falta ao selecionado Espanhol. Torres nunca me enganou e Villa terá que armar as jogadas, já que os volantes terão que marcar e municiar com mais rapidez. Fabregas é reserva e Xabi Alonso deverá mostrar o bom futebol dos tempos de Liverpool.
A Suíça com Inler, Frei, Barnetta e Derdiyok tem poder de fogo e além disso conta com o Excelente Goleiro Benaglio ( Wolfsburg ). Vale lembrar que não tomaram gols em 2006 e foram eliminados nos pênaltis pela Ucrânia de Schevchenko.
El loco Bielsa vai brilhar nesta Copa e apagar a imagem da Copa de 2002 quando treinou a Argentina. Tem nas mãos um time jovem, base do 4ª Lugar no Mundial sub 20 em 2007. Vidal, Medel, Sanchez e Suazo, serão destaques na Copa.
Honduras dependem somente do seu Suazo, que é bom , mas não faz tudo sozinho. Palácios, jogador do Totenham poderá auxiliar, mas é pouco e deverá ser saco de pancadas do grupo.



As próximas fases reservam o que há de melhor na Copa.
O Mata- Mata.

Oitavas de Final

França e Grécia
Apesar de gostar do futebol Grego, a França é Superior.

Argentina e Uruguai
Esse jogo vai ter sangue. Mas a Argentina leva e o Lugano quebra o Messi.

Inglaterra e Gana
Jogo truncado, mas a Camisa pesa. Inglaterra classificada.

Sérvia e Estados Unidos
O Futebol dos Brasileiros do Leste Europeu fará a diferença.

Holanda e Paraguai
Minha Seleção preferida passa com tranqüilidade.

Eslováquia e Dinamarca
Olha a Surpresa .... Hamsik neles.

Brasil e Suíça
Jogo Truncado, repleto de jogadores marcando. Momento para jogadas individuais.

Chile e Costa do Marfim
Bielsa deu azar. Pode virar Herói, mas aposto nos Elefantes.


Quartas de Final

França e Inglaterra
Capello fará a diferença sobre Domenech.

Brasil e Holanda
Olha o que o Destino me Trás ... Melhor jogo da Copa e para os repórteres de plantão, voltam as lembranças da Copa de 1994. Brasil classificado.

Argentina e Sérvia
Outro Belo jogo. Nos pênaltis dá Argentina.

Eslováquia e Costa do Marfim
Olha os Elefantes chagando ...

Semi Finais

Brasil e Inglaterra
Suado. 1 a 0 gol do Kléberson. Pra se vingar dos Ingleses que cantam uma música para zuar seu futebol.

Argentina e Costa do Marfim
Fim da Linha para os Elefantes, mas fazem a melhor campanha da história de um africano. Maradona vira herói.

Final

Brasil e Argentina
Como dizia o outro ... Haja Coração. O Espírito dos grandes capitães volta a tona. Dunga dá uma água batizada a Maradona que desmaia.
Gilberto Silva faz um gol e levanta a Camisa com os dizeres. Viva os Brucutus.

Claro que são só suposições e cada um tem sua opinião, porém a seleção Brasileira vive um grande momento e tem camisa.
Após o término da Copa, escrevo um novo Post comentando os meus pitacos.
Poxa, porque a Holanda insiste em cruzar com o Brasil ????
Os Deuses da Bola deviam explicar ....

2 comentários:

  1. Bom...na minha opinião o Sr. foi mal ao deixar ALemanha e Espanha fora das oitavas...mas enfim, opinião é opinião.
    Na minha opinião Espanha campeã.

    ResponderExcluir
  2. A Alemanha é a mesma de sempre. Já chegou a 7 finais, levou 3, com times do mesmo nível desse. Para nas quartas. A Itália tb é o mesmo ferrolho de sempre. Tb chega nas quartas. A Espanha, pelo estilo de jogo, só vai perder se entrar de salto alto ou pra seleções do mesmo nível (Brasil, Holanda, Inglaterra). Pelo menos na semi chega. O Hamsink pode até ser bom, mas não é um Maradona, um Pelé, ou até mesmo um Romário pra levar um time inteiro nas costas...se passar de fase é muito.

    Abraços

    ResponderExcluir