terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 Felizardos

Hoje o Treinador da Seleção Brasileira Dunga convocou os 23 jogadores que representarão o Brasil na África do Sul.

Claro que sempre há polêmicas, mas irei comentar a convocação e no final quais seriam os meus escolhidos.


Goleiros
Julio César ( Internazionale – Itália ) Indiscutível. Gomes ( Totenham Hotspur – Inglaterra ) desde que trocou o Cruzeiro pelo Psv tem atuações seguras, inclusive no Pré Olimpico em 2003. Passou por um momento ruim no Totenham porém mostrou que era falta de adaptação. Doni ( Roma – Itália ) nunca deixou saudade por onde passou, mas convenhamos que foi importante em 2007 na Copa América. Victor ( Grêmio ) nem chegou a jogar, talvez Renan merecesse uma chance.


Laterais

Maicon( Internazionale- Itália ) ( Só por este nome já merece a amarelinha ) e Daniel Alves ( Barcelona – Espanha ) , eram um dos poucos que são absolutos na Seleção. Infelizmente existe somente uma vaga e como disse anteriormente Daniel irá atuar no meio de campo devido a falta de criatividade de Elano e Ramires. Gilberto ( Cruzeiro ) , está jogando como meia e por falta de opção, assim como Michel Bastos ( Olympique Lyonnais – França ) foi convocado.


Zagueiros

Lúcio (Internazionale – Itália )e Juan (Roma – Itália ) pode ser descrita como a melhor dupla de zaga do Mundo. Eles se completam. Um com raça e outro com classe. Luizão ( Benfica –Portugal ) e Thiago Silva ( Milan – Itália ) são reservas a altura. Miranda ( São Paulo ) e Alex ( Chelsea – Inglaterra ) poderiam ser lembrados, mas são inferiores aos convocados.


Meio Campo

Gilberto Silva( Panathinaikos – Grécia ) , apesar de muito criticado, é fundamental para o esquema tático do Brasil, pois cobre a subida dos laterais e faz um terceiro zagueiro em caso de mudanças no jogo do adversário. Felipe Melo ( Juventus – Itália ) nas minhas previsões será expulso no segundo jogo e perderá a posição para o Kléberson. Ele não tem controle emocional e inclusive já correu com uma faca para matar um companheiro de clube quando jogava no Grêmio, sem falar que mandou a torcida do seu atual clube para aquele lugar. Kléberson ( Flamengo ) pra mim é o melhor nome do Meio Campo. Versátil atua nas 4 posições e já tem experiência em Copa do Mundo. Josué ( Wolfsburg- Alemanha ) nunca aparece para os torcedores, mas tive a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo por diversas vezes e é muito importante para o time, praticamente não erra passes. Foi Capitão dos Wolfs no Título Alemão ano passado. Ramires ( Benfica – Portugal ) seria melhor aproveitado se fosse corredor dos 100 metros rasos. Pouca técnica e muita correria, mas em caso de mudança de esquema pode ser uma alternativa. Elano ( Galatasaray – Turquia ), será titular, mas é aquele caso do jogador que faz todas as funções e não faz nenhuma direito. Outro que nas minhas previsões perderá a posição ( para Daniel Alves ) até o terceiro jogo. Julio Baptista ( Roma – Itália )nunca foi armador na vida. Desde quando jogava no Clube Pequeninos do Jockey ( desde meus 8 anos vejo ele jogar ), passando pelo São Paulo, Sevilla ( onde foi um dos artilheiros do Campeonato Espanhol ), sempre foi Centroavante. Mas também merece a convocação pois fez uma excelente Copa América em 2007.
Kaká ( Real Madrid – Espanha ) , é o 10 que nunca foi e nunca será um meia armador. É o melhor jogador da seleção, porém corre sempre com a bola e não lembra os clássicos armadores ( Pele, Cruyff, Zidane, Maradona ), sem falar que a 6 meses sofre com uma lesão no Púbis. Pode ser o grande nome da Copa, como se machucar na primeira fase. Incógnita, porém Craque .
Ganso ( Santos ) e Alex ( Fenerbahce – Turquia ) Mereceriam algumas oportunidades pois esbanjam categoria . Ronaldinho Gaúcho, Diego ( Juventus – Itália ) nunca jogaram nada com a amarelinha e merecidamente estão fora.


Atacantes

Nilmar ( Villareal – Espanha ) , se firmou na seleção e apesar de não atuar por uma grande equipe e em conseqüência estar fora da mídia, mereceu a convocação. Robinho ( Santos ) , pra mim sempre foi um enganador e nunca jogou objetivamente, faz poucos gols e dá poucas assistências, porém os poucos gols que faz são na seleção. Convocação merecida e se não querer aparecer sozinho pode ser destaque na Copa. Luis Fabiano ( Sevilla – Espanha ), Melhor Centroavante em atividade no Mundo hoje. Matador, mete medo em todas as outras seleções. Grafite ( Wolfsburg – Alemanha ), ainda tenho a imagem de dois jogos que vi no estádio. Um contra o Cruzeiro e outro contra o Corinthians. Em ambas as situações Grafite arrancou com a bola sozinho do meio campo e ao chegar frente ao goleiro, tropeçou sozinho e perdeu o gol. Tomara que na Copa seja o atacante artilheiro do campeonato alemão, não o atacante meia-boca do São Paulo.
Neymar ( Santos ), não aguenta nem um tranco do Mascherano, nem do Terry, quanto mais do Kolo Touré, fica como opção pra 2014. Adriano se sente melhor na pelada da Chatuba e lá estará feliz, descalço e com o cigarro na mão.


Minha relação seria :

Goleiros
Julio César
Gomes
Renan ( Xerez – Espanha )

Zagueiros

Lucio
Juan
Luisão
Thiago Silva

Laterais

Maicon
Daniel Alves
Fábio Aurélio ( Liverpool – Inglaterra )
Marcelo ( Real Madrid – Espanha )

Meias
Denílson ( Arsenal – Ingleterra )
Gilberto Silva
Josué
Kléberson
Renato ( Sevilla – Espanha )
Kaká
Alex ( Fenerbahce – Turquia )
Julio Baptista

Atacantes

Luis Fabiano
Robinho
Nilmar
Fred ( Fluminense )


Vale lembrar também o clube de origem dos jogadores, já que a esmagadora maioria atua no futebol europeu.

Julio César – Flamengo
Gomes – Cruzeiro
Doni – Botafogo de Ribeirão Preto
Maicon – Cruzeiro
Daniel Alves – Bahia
Michel Bastos – Figueirense
Gilberto – Flamengo
Gilberto Silva – Atlético Mineiro
Kléberson – Atlético Paranaense
Ramires – Cruzeiro
Josué – Goiás
Elano – Guarani
Felipe Melo – Flamengo
Julio Baptista – São Paulo
Kaká – São Paulo
Luis Fabiano – Ponte Preta
Grafite – Matonense , com destaque no Goiás e São Paulo
Nilmar – Internacional
Robinho – Santos

Mesmo com discordância em algumas posições, tenho certeza de que poderemos ir longe nesta copa. Cravo uma final entre Brasil e Argentina, com Holanda e Costa do Marfim podendo surpreender ... Vamos ao Hexa Brasil !!!

3 comentários:

  1. Parabêns pelo bolg !!!

    Na minha opinião, é impossível concordar com a escalação dos meias para esta copa, com exceção, do Kaka e Elano (sempre atuou bem na seleção). Os volantes tbm são muito meia boca !!!

    ResponderExcluir
  2. É evidente que nessa escalação não chegaremos ao título, porém como tudo é possível só nos resta torcer...e sofrer...rsss.
    Na minha opinião faltou o Hernanes(São paulo), Roberto Carlos(Corinthians), Diego Souza(Palmeiras)e é claro PAULO HENRIQUE GANSO(Santos).
    Doni? digno de risadas...
    Parabéns Dunga..

    ResponderExcluir
  3. Ganhamos tudo com esse time sem graça, e somos os grandes favoritos pra levar essa copa. Mas fala a verdade, que graça tem torcer pro GIlberto, Elano, Ramires, Grafite, etc., quando já tivemos Ronaldo, Romário, Rivaldo, Bebeto. E deixar o Ganso de fora é palhaçada, vc vê o cara jogando e parece que ele é de uma categoria acima, algo como juniores e dente de leite. Como diria o Neto: é brincadeira!

    ResponderExcluir