segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O perigo veste Laranja

Qual é a maior ameaça ao Hexa Campeonato do Brasil na Copa do Mundo ?
Se você pensou Argentina, Inglaterra ou até mesmo Espanha, sinto dizer, mas está errado.
O perigo veste Laranja. E como boa ameaça, vem representada por 2 seleções.





Logo na 1ª fase temos a Costa do Marfim. A seleção africana não se resume apenas a Dider Drogba. Tem no elenco jogadores capazes de fazer a diferença como o Zagueiro Kolo Touré ( Capitão do Manchester City ),os Laterais Eboué ( Arsenal ) e Boka (Stuttgart), os Volantes Zokora ( Sevilla ) e Yayá Touré ( Barcelona ) e os Atacantes Gervinho ( Olho neste garoto !!! - Lille ), Kalou (Chelsea ), Keita ( Fenerbahce ).
Todos estes jogadores tem destaque no futebol europeu, mas quando se juntam não mantém o mesmo rendimento. Favoritos ao título da Copa Africana de Nações em 2010, sucumbiram e foram eliminados pela Argélia numa virada espetacular com direito a gol aos 47 do segundo tempo. Na última edição da Copa do Mundo chegaram com pompa, mas foram eliminados na 1ª fase, num grupo que tinha Argentina, Holanda e Sérvia.
Pois bem , todos esses fracassos me fazer crer que os Elefantes vem dispostos a mostrar que não são a equipe do Quase. Como todas as seleções africanas, precisam de um bom Goleiro ( Barry, sósia de 2 Pac não inspira confiança ) e um parceiro para Kolo Touré na zaga. ( Seu parceiro Bamba, como seu nome diz é um Cabeção ). O técnico Bósnio Vahid Halilhodzic criticado por não conduzir a equipe com Mãos de Ferro, terá que mexer com o psicológico e com a postura de alguns jogadores que não se dedicam a seleção como aos clubes. Didier Drogba parece que não joga com a mesma vontade na seleção, do que quando joga no Chelsea. Será a última oportunidade para alguns jogadores fazerem história, já que estão na faixa dos 30 anos.
Aposto num jogo difícil contra o Brasil, porém o jogo chave para os marfinenses é a estréia contra Portugal, que aliás vem em baixa e se classificou para a copa injustamente. Se ganharem o primeiro jogo chegarão com força e podem fazer história na África.
Olho nos Elefantes !!




Outra ameaça é uma velha conhecida e que sempre é favortita. Porém desta vez os holofotes não atingem a Laranja Mecânica. E aí que mora o perigo.
Invicta nas Eliminatórias o Selecionado Holandês tem um grande time, bom técnico e tradição em Copas do Mundo.
Bert van Marwijk, trouxe de volta Mark van Bommel. Vale lembrar que ele é sogro de Van Bommel, mas o jogador do Bayern de Munique traz o equilíbrio ao meio de campo.
Jogando com 3 atacantes ( Conforme norma obrigatória estabelecida pela Federação ), o time sempre sofreu pela falta de zagueiros competentes. Hoje conta com os seguros Ooijer e Mathijsen. No gol Stekelenburg, goleiro do Ajax, veste a camisa que foi recusada por Van der Sar . Nas laterais os intermináveis Heitinga e Van Bronckhorst ditam o ritmo. De Jong e Van Bommel na marcação a frente da zaga e no ataque um grande número de jogadores capazes de desequilibrar. Sneijder, Van der Vaart, Kuyt, Van Persie, Van Nilsterooy, Vanegoor of Hesselink, Huntellar, Robben, Elia.
Se fosse Van Marwijk escalaria Elia – Atacante do Hamburgo ( Olho neste Garoto !! ) na direita, Robben na esquerda , Van Persie centralizado e Sneijder na armação. Tarefa árdua para o treineiro, mas muitos gostariam de tê-lo.
O grupo fácil na 1ª fase ( Japão, Dinamarca e Camarões ) será uma espécie de treino para os cruzamentos do Mata-Mata. E nas oitavas outras babas ( Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia ).
Pode ser a grande chance de alcançar novamente uma final de Copa fato que aconteceu em 1974 ( Alemanha ) e 1978 ( Argentina ) e em ambas oportunidades foi derrotada pelos donos da casa. Desta vez o 4-3-3 mágico pode fazer história.
Olho na Laranja Mecânica !!

Esta Copa será representada pelo futebol vistoso, bem jogado e com alegria, já que será na África. As Vuvuzelas irão soar alto quando os ataques dos selecionados Laranjas cercados de craques balançarem a rede.

Oranje Doel !!!



Um comentário:

  1. Belo blog!
    Mas discordo quanto a Costa do Marfim, o dia que tivermos medo de uma seleção que não ganhou nada(isso serve para outras como EUA, Canadá, Venezuela, Putomenistão, etc) o futebol no Brasil acaba!
    Abraço,
    Prof. Homero

    ResponderExcluir